domingo, 28 de agosto de 2011

Mais sobre o doping....


O uso desses aditivos aumenta a pressão e a freqüência cardíaca, o que pode trazer problemas vasculares e causar a morte de atletas. Em alguns casos, causam câncer, degeneração do fígado, impotência e distúrbios graves de personalidade e comportamento.
Conheça as substâncias mais usadas no doping
Estimulantes: anfetaminas que aumentam o nível de atividade do sistema nervoso central, gerando estímulos, diminuindo a dor e aumentando a resistência.
Esteróides anabólicos: alguns são derivados da testosterona (hormônio masculino) e aumentam a massa muscular. O hormônio do crescimento (HGH) também é muito procurado.
Diuréticos: diluem a urina e diminuem o peso do atleta. São proibidos porque podem alterar a categoria de competidores. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Doping legalizado"


Muitas atletas costumavam engravidar de propósito na década de 70, nas semanas que antecediam ao Pan. Tudo isso porque as mulheres ficam mais fortes nos primeiros meses de gestação, além de aumentar a capacidade aeróbica

Alguns lutadores, como Marcelo Guimarães, para entrar no peso ideal para a competição, ficam sem comer durante 24 horas e ficam na sauna durante 2 horas. Chegam a perder 5 quilos em 1 dia.Se uma pessoa normal fizesse isso, poderia morrer desidratada. Depois da pesagem, começa o processo de alimentação e reidratação do atleta, para recuperar o peso perdido.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Você sabia...

... que alguns atletas injetam até um litro de sangue pouco antes da competição? A transfusão aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos, melhorando a capacidade de circulação de oxigênio entre as células até 5%.

...  que para usar a cafeína como estimulantes, o atleta teria que tomar num curto espaço de tempo 36 copos de café?


... o exame anti-doping é obrigatoriamente feito através da urina  ? Embora o sangue seja mais conclusivo, não pode ser feito por motivos religiosos, visto que algumas religiões não permitem exame sanguineo


 ... que o  halterofilista russo Kaarlo Kangasniemi, medalha de ouro nas Olimpíadas de 1968, sofreu um grave acidente ? Ao erguer uma barra de 160 quilos, ele teve um dos músculos de suas costas, inchado pelo uso de anabolizantes, rompido pelo peso dos halteres. A barra caiu sobre sua nuca, quebrou uma das vértebras e ele ficou paralisado pelo resto da vida.


 ... que a  nadadora da ex-Alemanha Oriental Kristiane Knacke, medalha de bronze nos 100 metros borboleta, levou oito anos para perder 15 quilos de musculatura gerada por anabolizantes ? Sua filha, nascida dois anos depois de ela ter deixado as piscinas, apresenta graves problemas hormonais.

Alguns exemplos em fotos






Como é feito o exame antidoping?


Ele acontece logo depois das provas. Todos os testes são feitos a partir de amostras de urina. E há basicamente quatro tipos de substâncias proibidas. Elas começam pelos estimulantes, que excitam o sistema nervoso. É o caso das anfetaminas. Mais comuns são os anabolizantes. Usados durante os treinamentos físicos, eles alteraram o metabolismo, fazendo a massa muscular crescer mais do que o normal. Outra categoria proibida é a das substâncias calmantes, que inclui álcool e maconha. O problema é que, em pequenas doses, elas relaxam os nervos. E isso pode dar alguma vantagem em competições como o tiro.
Diuréticos, que eliminam água do organismo, também são vetados. É que eles servem tanto para tirar vestígios de doping como para diminuir o peso de lutadores que tentam competir em categorias de peso abaixo das suas. Além do uso de drogas, enfim, há mais três proibições: injetar sangue, que dá mais fôlego por aumentar o número de glóbulos vermelhos, manipular saquinhos de urina - por motivos óbvios - e o doping genético - estímular órgãos e tecidos com proteínas ou vírus modificados. Isso, na verdade, ainda não foi bem desenvolvido, mas, virtualmente impossível de ser detectado, tem tudo para vingar.

Xixi indiscreto
Testemunhas conferem se a urina é legítima
1. Nos esportes individuais, como o atletismo, os quatro primeiros colocados de cada modalidade são convocados para o exame. Nos coletivos são escolhidos aleatoriamente alguns integrantes das equipes vencedoras. O número de testes sempre aumenta nas provas finais
2. A equipe que coleta a urina pode incluir membros do COI, representantes da federação do atleta e médicos. O sujeito preenche um formulário com o nome das substâncias que teria consumido. E escolhe um frasco vazio para urinar
3. Pelo menos um dos representante do COI deve olhar o atleta fazendo xixi. Não vale pedir licença ou se esconder enquanto enche o frasco - no mínimo 65 ml. Se o examinado ficar constrangido, pode levar um acompanhante
4. O frasco é enviado para um laboratório. E o resultado vai para o presidente do Comitê Antidoping do COI. Só ele tem a lista que relaciona o laudo ao atleta. Se der positivo, pede-se uma contraprova. Se o resultado for o mesmo, o atleta é desclassificado

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alguns exemplos de doping

É chamado de Doping, o uso de qualquer droga ou medicamento que possa aumentar o desempenho dos atletas durante uma competição.
O uso de medicamentos por alguns atletas, além de trazerem riscos a saúde, é antiético, pois nesse caso, não há igualdade de condições entre os atletas.
A pioneira nas punições por uso de doping foi a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Em 1928 a Associação baniu os primeiros atletas por doping.
Atualmente, existe uma lista de medicamentos proibidos. Essas drogas são agrupadas nas seguintes classes:
- Estimulantes – agem direto sobre o sistema nervoso central, fazendo o mesmo efeito da adrenalina. As substâncias são: pseudoefedrina, efedrina, anfetamina, cocaína e cafeína.
- Analgésicos Narcóticos – atuam no sistema nervoso central, diminuindo a sensação de dor. As substâncias são: morfina, codeína, propoxifeno, petidina.
- Agentes anabólicos – agem aumentando o tamanho dos músculos.
- Diuréticos – atua aumentando a produção e a excreção, causando a perda de peso. São usados também para o mascaramento de doping. As substâncias são: triantereno, hidroclorotiazínicos, furosemide.
- Betabloqueadores: agem diminuindo a pressão arterial e ajudam a manter estáveis as mãos do atleta. É usado em competições como o tiro. As substâncias são: propranolol e atenol.
- Hormônios peptídeos e análogos: aumentam o volume e a potência dos músculos. As substâncias são: Hormônio do crescimento, eritropoetina, corticotropina.
Alguns cientistas apontam que, atualmente, existe a possibilidade de doping genético. Através da alteração genética, se pode, por exemplo, aumentar a produção de hormônios.
Desde 1968 foram utilizados pela primeira vez os testes anti-doping nos Jogos Olímpicos.
Em 1999 foi fundada a World Anti-Doping Agency (WADA), para o combate da prática do doping pelos atletas. Essa Agência Mundial criou um código mundial anti-doping (CMAD), que é utilizado pela maioria das Federações Internacionais e pelo Comitê Olímpico Internacional.

Uma pequena domonstração


Só para descontrair!


Anabolizante


O QUE SÃO ESTERÓIDES ANABOLIZANTES?
São hormônios sintéticos que quando comparados à testosterona (hormônio masculino natural), têm maior atividade anabólica (promovem crescimento).
POR QUE OS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES SÃO USADOS?
Por indicação médica são usados no tratamento de doenças como por exemplo da anemia, hipogonadismo e angioedema hereditário, por exemplo.
O uso ilícito por atletas, freqüentadores de academias ou pessoas de baixa estatura é feito na crença de que essas drogas:
  • aumentam a massa muscular;
  • aumentam a froça física;
  • aumentam a agressividade;
  • diminuem o tempo de recuperação entre os exercícios intensos;
  • melhoram a aparência;
  • melhoram o performance sexual; ou com fins de diversão.
No entanto, o uso abusivo leva a efeitos colaterais graves, os quais são desconhecidos pelos usuários.
QUAIS SÃO OS EFEITOS INDESEJADOS DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES?

Sistema Nervoso Central:
  • agressividade aumentada, hiperatividade, irritabilidade;
  • psicose (alucinações auditivas, paranóia, desilusões);
  • episódios maníacos;
  • desordens de pânico;
  • depressão e ansiedade com ou sem ideação de suicídio;
  • cefaléia, náuseas, libido alterado, euforia, apetite alterado;
  • aumento da impulsividade e diminuição do nível de cooperação.
Sistema Reprodutor Masculino:
  • atrofia testicular com infertilidade; impotência.
  • Hipertrofia e carcinoma de próstata;
  • Priaprismo (ereção prolongada);
  • Feminilização com ginecomastia;
  • Alopécia (queda de cabelo).
Sistema Reprodutor Feminino:
  • Masculinização, desenvolvimento de acne, hirsutismo, redução da mama, voz rouca e profunda, hipertrofia do clitóris, irregularidades menstruais.
Sistema Músculo Esquelético:
  • Aumento de suscetibilidade a lesões de músculos e tendões;
  • Em adolescentes ocorre a soldadura prematura das epífises resultando em retardo do crescimento, ou seja, o indivíduo não cresce até sua altura potencial;
Sistema Cardiovascular:
  • Retenção de sódio e água, aumento da pressão sangüínea, edema de tecidos, aumento do colesterol;
  • Coração: infarto do miocárdio, hipertrofia ventricular esquerda, aterosclerose e outras doenças cardíacas.
Sistema Hepático:
  • Hepatite, ruptura de vasos sangüíneos no fígado, carcinoma hepatocelular, hepatoma, icterícia colestática.
Sistema Renal:
  • Tumor de Wilms e elevação da creatinina.
Outros efeitos endócrinos:
  • Tireóide: dimunuição de níveis hormonais (tiroxina, triiodotironina, TSH, TBG).
  • Acne, alteração dos lipídios da pele;
  • Metabolismo da glicose:alterações, resistência a insulina, intolerância a glicose.

OS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES PRODUZEM DEPENDÊNCIA?
Ainda não está esclarecido, no entanto é reconhecida a Síndrome de Abstinência, caracterizada por irritabilidade, nervosismo e alteraçòes do humor.
                                   COMO SÃO USADOS?
Geralmente são usados por via oral ou parental (injetáveis). Alguns usuários fazem abuso de preparações farmacêuticas disponíveis uso para veterinário.